An Lise De Processos Como Fator De Competitividade
Tiago Bento SOUZA1
Hiroshi Wilson YONEMOTO2
RESUMO: As constantes mutações do ambiente desafiam as organizações a desenvolverem estratégias que lhes confiram competitividade e lhes admitem sobreviver, ajustando-se aos padrões de comportamento exercidos pelo ambiente em que se atua. O principal objetivo deste estudo é verificar se há relação entre análise de processos e o incremento de competitividade nas organizações. Fez-se uso a fontes de informação bibliográfica complementada por dados secundários em sites institucionais. Como principais resultados, destacam-se a importância da analise de processos para eficiência organizacional e aumento de competitividade assim como a analise do ambiente para formulação e ajustes da estratégia e mensuração da competitividade.
Palavras-chave: Análise de Processos, Competitividade e Estratégia.
1. INTRODUÇÃO
A importância da análise de processos está ligada ao fato de que a globalização tem aumentado significativamente os efeitos da concorrência entre as organizações do mundo todo, admitindo o modelo de concorrência perfeita apenas para fins didáticos e considerando que as barreiras como as da distância, tempo e financeiras já não asseguram a sobrevivência da organização.
O objeto de estudo deste trabalho é a analise de processos. Apesar de sua importância, ela ainda não tem sido exercida em muitas organizações. A análise de processos torna as empresas mais enxutas, ágeis, eficientes e eficazes para fazer melhor e muitas vezes mais barato que seus concorrentes, aumentando sem dúvida a competitividade delas no mercado.
Nesse ambiente altamente competitivo, diversas ações consideradas diferenciais tornaram-se essenciais e vitalícias às empresas, que passaram a
1
Discente do 4º ano do curso de Administração de Empresas das Faculdades Integradas “Antonio
Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente. E-mail tiago__bento@hotmail.com Bolsista do Programa de Iniciação Científica