Amyr
Por Giovani Miguez,
PUBLICAÇÃO NO FOCO REGIONAL DE 20 DE ABRIL DE 2003
A importância do planejamento determina a qualidade, segurança e sucesso de qualquer empreendimento não importando se você é micro ou grande empreendedor.
Para uma singela analogia, gostaria de comparar você, leitor amigo, com o navegador brasileiro Amyr Klink que atravessou da África para o Brasil (7.000 km) em 100 dias sozinho em um pequeno e frágil barco a remo.
Seus concorrentes, para efeito comparativo serão comparados com o multimilionário Titanic da britânica “White Star Lines”.
Bem, antes de iniciar nosso texto gostaria de reproduzir uma resposta do nosso navegador à seguinte pergunta: ”Em qual etapa de todo o processo ele ficou mais ansioso e sentiu mais receio?”. Amyr, surpreendendo seu interlocutor respondeu prontamente: “Durante o Planejamento”.
Esta afirmação de Amyr vem de encontro ao pensamento empreendedor e deve ser cuidadosamente estudado. Observe que ele possuía um minúsculo barco a remo e as dificuldades da viagem seriam agravadas pelas intempéries. Só que a viagem do navegador brasileiro foi um sucesso ao passo que viagem do “infalível” Titanic foi o fiasco da história, custando a vida de 1.503 pessoas.
A viagem do Titanic tinha tudo para dar certo. Contratação da melhor tripulação existente no mundo, instrumentação de bordo moderníssima para aquela época, muita tradição e grande conhecimento de construção e navegação marítima. Enfim, todo investimento necessário para atingir o sucesso absoluto. Já nosso “humilde” navegador brasileiro, sem muito investimento, possuindo apenas um profundo conhecimento de navegação esportiva.
No entanto, Amyr Klink pautou-se na assessoria de um especialista em alimentação e conservação de água, projetou um barco “lâmpada” para aceitar as intempéries, coletou informações com um navegador francês que havia cruzado o Atlântico Norte.
Os resultados foram notórios. O Titanic naufragou em 14/04/1912, depois de