Amyr Klink

462 palavras 2 páginas
Resumo da palestra “Navegar é preciso: planejamento como motor de sucesso”

Amyr Klink é um empreendedor de expedições marinhas. Filho de pai libanês e mãe sueca. Ficou conhecido por realizar expedições marinhas, em sua maioria sozinho, e suas viagens à Antártida. Em 1984 realizou a travessia solitária, em um barco a remo, do Oceano Atlântico. Em 1989 fez sua primeira expedição à Antártida. Atualmente, reside em Paraty no estado do Rio de Janeiro.
Amyr conta que se encantou, ainda pequeno, pela ciência e como os homens haviam descoberto a Antártida. Começou a navegar pelos livros. Através da literatura ele viajou e despertou o desejo de conhecer diversos lugares. Há 24 anos viajou pela primeira vez para a Antártida e já retornou 4 vezes desde então. Ele relata que não sabe explicar o que tem lá, apenas tem que ir. O barco que navega é o único que possui três anos de autonomia, não possui lastro (objeto utilizado na navegação para aumentar o peso e/ou dar estabilidade à embarcação) e é completamente brasileiro. Além disso, o barco anda no seco e carrega três vezes o seu próprio peso. Ainda viaja por três anos sem precisar parar para abastecer. Mas, não é por isso que ele não utiliza da tecnologia.
Segundo Amyr, a tecnologia é a capacidade do ser humano em fazer uso do que está disponível. Não necessariamente o uso do mais novo ou do mais moderno.
Ressalta, também, a necessidade de termos coisas construídas por nós mesmos. “Colocar a mão na massa é importante”. Relata que fez sua primeira casa, em Paraty, com as próprias mãos. Ela não possui energia elétrica nem estradas para chegar. Fica próxima ao litoral, sem nada ao redor a não ser uma floresta. Ainda assim, explica que é a casa com melhor acesso e mais integrada de toda a região, por poder, a partir dela, ir a qualquer lugar do mundo pelo oceano.
Com relação a seus estudos, não se considera um pesquisador. Diz que o país investe em pesquisas de coisas “idiotas” (segundo as próprias palavras do palestrante) e

Relacionados

  • Amyr Klink
    2219 palavras | 9 páginas
  • Amyr Klink
    506 palavras | 3 páginas
  • Amyr klink
    418 palavras | 2 páginas
  • Amyr klink
    18639 palavras | 75 páginas
  • Amyr Klink paratii
    19694 palavras | 79 páginas
  • Palestra Amyr Klink, Fica 2014 - Cidade de Goiás.
    1243 palavras | 5 páginas
  • GERENCIAMENTO PROJETOS
    1532 palavras | 7 páginas
  • Gestão de Conflitos na Expedição à Geórgia do Sul - 2005
    1491 palavras | 6 páginas
  • Administraça atps
    879 palavras | 4 páginas
  • Empreendedorismo AMYR
    1982 palavras | 8 páginas