Amputaçao
As substancias estimulantes tem a propriedade de ativar ou excitar a ação dos diferentes sistemas organicos. É em geral, uma droga que aumenta os níveis de atividades motoras e cognitivas, reforça a vigília, o estado de alerta e a atenção, e, algumas vezes, tem potencial euforizante. Seu efeito é considerado como semelhante à adrenalina na atividade motora, daí a denominação de adrenérgico, contudo esse não é o único mecanismo de ativação metabólica do organismo.
Efeito estimulante pode-se encontrar em diferentes veículos usados na cosmetologia, como pó, gel, emulsão e líquidos.
A título de exemplo podemos citar popularmente demandado, o creme de massagem estimulante. Neste encontramos composiçoes com ativos e suas propriedades respectivas, como:
- Açaí: Hidratante, emoliente, energizante, suavizante, condicionador e remineralizante.
- Guaraná: Estimulante metabólico, antilipêmico, lipolítico, descongestionante, refrescante, tônico e vasoprotetor.
- Acerola: Fonte natural de vitamina C. É remineralizante, hidratante e condicionante.
- Óleo de Amêndoas Doce: Rico em vitaminas A e B, é emoliente, tem alto poder penetrante, proporcionando fácil hidratação e suavidade à pele.
- Manteiga de Cupuaçu: Possui extrema capacidade de absorção de água: aproximadamente 240% superior à lanolina e outros esteróis de origem vegetal ou animal. A manteiga de cupuaçu é um emoliente que promove toque agradável, macio e suave à pele, facilitando a umidade natural e elasticidade com grande eficácia em peles secas ou ressecadas. Contém fitosteróis que agem no nível celular regulando a atividade dos lipídeos na camada superficial da pele. Facilita a regeneração do tecido, hidratando e trazendo de volta sua elasticidade. Promove hidratação longa e duradoura devido à sua alta capacidade de absorção de água.
- Manteiga de Karitê: Emoliente e protetor.
- Óleo Vegetal: Forma um filme protetor permitindo uma maior retenção hídrica, diminuindo o TEWL (perda de