Amplificadores
Teoria:
Os amplificadores operacionais são dispositivos importantíssimos dentro da eletrônica, pois eles formam a base de outros dispositivos mais complexos. Portanto é interessante o estudo das características que dizem respeito a esse componente.
Os amplificadores operacionais são dispositivos extremamente versáteis com uma imensa gama de aplicações em toda a eletrônica.
Os amplificadores operacionais são amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentação para controle de suas características. Eles são hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construção de circuitos analógicos. Internamente, são constituídos de amplificadores transistorizados em conexão série.
Esse trabalho visa relatar o experimento realizado no laboratório com o auxilio da ferramenta computacional, Multisim®, com o objetivo de simular uma aplicação do amplificador operacional.
Montagem do circuito:
Procedimento experimental:
Para acompanhamento do que iria acontecer foram estabelecidos alguns pontos de analise de tensão para a interpretação dos resultados. Esses pontos estão exemplificados pelos multímetros XMM1, XMM2 e XMM3, medindo as tensões da fase negativa do amplificador operacional, a saída do mesmo e a tensão no transistor.
Como o transistor utilizado no experimento é do tipo NPN a chave é fechada na presença de um sinal positivo. Com isso colocou-se um amperímetro, representado pelo multímetro XMM4, para identificar a corrente de saturação do transistor, já que a corrente que passa pelo mesmo é a mesma que passa pela resistência RC.
Um dos principais objetivos desse experimente é estudar como será a saída do amplificador. Como esse amplificador é alimentado por tensões de respostas de 15V tanto negativa quanto positiva, quando na sua entrada houver uma queda de tensão positiva a saída do amplificador será teoricamente 15V, porem se a queda de tensão for negativa a saída do amplificador