Amplificador a transistor
Amplificador significa ampliar um sinal ou um som através da amplitude.
Tipos de amplificadores
Os amplificadores podem ser divididos em várias categorias:
Quanto à amplitude dos sinais.
Amplificador de Pequeno Sinal ou Baixa Potência – são circuitos onde os sinais de entrada são da ordem de centenas de μV a algumas dezenas de mV ou com algumas centenas de mW de potência.
Amplificador de Média Potência – são circuitos onde os sinais de entrada são na ordem de centenas de mV ou algumas unidades de Watt de potência.
Amplificador de Potência – Cujo às tensões de entrada são ordem de centenas de mV ou com potências na ordem de centenas de Watts.
Quanto à freqüência temos:
Amplificadores de baixa freqüência – são os que operam com freqüências na faixa de 0,1Hz à 30KHz.
Amplificadores de média freqüência – Operam com freqüências na faixa de LF (Baixa Freqüência)
Amplificadores de Alta Freqüência – Operam com freqüências de VHF.
Porém para efeito de estudo os amplificadores, eles podem ser divididos apenas em três categorias que são: - Amplificadores de baixa potência e freqüência - Amplificadores de Potência - Amplificadores de alta freqüência
Vamos a partir de agora enfocar mais os amplificadores de baixa potência e freqüência, pois é o mais utilizado.
AMPLIFICADOR EMISSOR COMUM
O amplificador emissor comum atua como amplificador de tensão em muitos sistemas de áudio e de controle. O objetivo é dar ganho inicial de tensão ao sinal CA proveniente de uma fonte de sinal qualquer.
Inversão de fase
Devido às variações CA na corrente do coletor, a tensão de saída da figura a seguir, oscila senoidalmente acima da tensão quiescente. Observe que a tensão de saída está invertida relativamente à tensão CA de entrada, significando que ela está defasada em 180º com a entrada. Durante o semiciclo positivo da tensão de entrada, a corrente de base aumenta, fazendo crescer a corrente de coletor. Isto