Amplificador operacional
O Amplificador
Operacional
Parte I
Giovani Baratto
6/26/2007
Introdução Neste texto, o amplificador operacional será considerado como uma caixa preta. Estamos interessados em compreender o seu funcionamento sem estudar os seus componentes: transistores, resistores, capacitores.
O amplificador operacional foi um dos componentes básicos dos computadores analógicos. O nome operacional devia‐se ao seu uso na implementação de operações matemáticas. Hoje o nome operacional continua, mas este componente é usado em uma grande quantidade de aplicações. O símbolo do amplificador operacional é apresentado na Figura 1. O símbolo é um triângulo, com dois terminais de entrada (+) e (‐) à esquerda e uma saída, desenhada à direita do símbolo.
+ Figura 1 – Símbolo do amplificador operacional.
Na Figura 2, são apresentadas as tensões e correntes de um amplificador operacional. Foram adicionados ao símbolo do amplificador operacional dois terminais para a alimentação do dispositivo. O circuito é alimentado por duas fontes de tensão VCC. Não é necessário, mas geralmente as fontes de tensão para a alimentação do amplificador operacional são simétricas. A referência para as tensões do circuito será entre as fontes do circuito. As correntes serão consideradas positivas se estiverem entrando no amplificador operacional, como representadas na figura. O amplificador operacional possui um ganho de tensão A. O ganho de tensão é da ordem de 100.000 ou mais. O amplificador operacional possui uma resistência de entrada elevada, da ordem de 1 MΩ ou mais. A resistência de saída do amplificador é baixa, normalmente da ordem de dezenas de ohms. A tensão de saída vo é dada por: Nesta equação, vp e vn