Amplificador Operacional
Yasmin Fernandes Maia – yasminzinha.fdes@hotmail.com
Universidade Federal Rural do Semiárido
Departamento de Engenharia Elétrica
Caraúbas-RN-Brasil
1. INTRODUÇÃO
O amplificador operacional é um amplificador CC multiestágio, com entrada diferencial, cujas características se aproximam de um amplificador ideal, pois são amplificadores de acoplamento direto, de alto ganho, que usam realimentação para controle de suas características. Eles são hoje encarados como um componente, um bloco fundamental na construção de circuitos analógicos e estão sendo muito utilizados em aparelhos eletrônicos. Internamente, são constituídos de amplificadores transistorizados em conexão série.
Os amplificadores operacionais são usados em amplificação, controle, geração de formas de onda senoidais ou não em frequências desde C.C. ate vários Mega-hertz. Com emprego na realização das funções clássicas matemáticas como adição, subtração, multiplicação, divisão, integração e diferenciação, os amplificadores operacionais são os elementos básicos dos computadores analógicos. São úteis ainda em inúmeras aplicações em instrumentação, sistemas de controle, sistemas de regulação de tensão e corrente, processamento de sinais, etc.
2. CARACTERÍSTICAS E FUNCIONAMENTO As principais características de um amplificador operacional são: resistência de entrada infinita; resistência de saída nula; ganho de tensão infinito; resposta de frequência infinita e insensibilidade à temperatura.
O amplificador operacional é um componente eletrônico compacto construído da junção de resistores, capacitores e transistores. Este componente em tempos passados era largamente utilizado para computar as operações matemáticas como somas, integrações. Por isso recebe o nome de Amplificador Operacional. De acordo com o avanço tecnológico o Operacional foi anexado ao nome devido a sua versatilidade em implementações antes complexas e nos mais variados projetos. Sua representação