Amplificador Operacional Logarítmo
AMPLIFICADOR LOGARÍTMICO
Monique Amaral Furlaneto Ivan Oliveira Marcos Vinicius Belezi Italo Fernandes Elton da Silva
Guarulhos
Amplificador logarítmico
Amplificador logarítmico é um circuito de ganho de tensão Av, que tem na saída o logaritmo da tensão de entrada multiplicado pelo ganho do circuito. A característica deste circuito é usar na realimentação do operacional um elemento não linear.
Questionário:
No amplificador logarítmico, onde se encontra o elemento responsável pela característica do sinal de sua saída? Cite um exemplo de que componente poderia ser este.
O funcionamento deste circuito sofre das mesmas limitações que um circuito adicionador, devido à sua alta impedância de entrada, a tensão de entrada do amplificador operacional é a igual a zero, a resistência R serve para converter a tensão de entrada para uma corrente, o circuito nos terminais de saída gera tensão proporcional à corrente de retorno na região ativa está relacionada a forma logarítmica.
Uma desvantagem deste circuito é que a corrente de saturação do díodo em polarização inversa é dependente da temperatura e várias significativamente de uma para outra de diodo, ainda do mesmo lote.
Exercícios:
Para o amplificador logarítmico aplicar uma forma de onda triangular de aproximadamente 6,5V (RMS) e 2 kHz em sua entrada “In”. Porém, para uma melhor visualização do sinal, conecte sua saída na entrada do amplificador inversor do módulo XA100M01.01.
O sinal na saída (OUT) do amplificador logarítmico deverá ser amplificado segundo