Trabalho Final Ampop
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETRÔNICA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS ELETRÔNICOS
PROJETO FINAL DE AMPLIFICADORES OPERACIONAIS
BRUNO CARVALHO BRÍGIDO
Florianópolis, 07 de julho de 2015
RESUMO
Foi proposto um trabalho para conclusão de semestre onde teria que ser colocado em prática uma aplicação com amplificador operacional. A princípio eu iria fazer um retificador de onda completa de precisão (experiência nº 15 do livro do Pertence Jr.), mas como algumas coisas não sairam muito como o esperado e o resultado foi um CI queimado, decidi mudar de experiência. A ideal era escolher um circuito não muito complexo mas também não muito simples, então escolhi um multivibrador astável com amplificador operacional. O multivibrador astável é um circuito que se comporta como oscilador e o tempo gasto em cada estado é controlado por um capacitor. Para execução do mesmo, foi ultilizado o amplificador LM741, dois resistores (um de 100K e outro de 150K), um potenciômetro (ou trimpot) e um capacitor de 0,01uF.
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
1.1 Objetivo O objetivo é conhecer as diversas aplicações de amplificadores operacionais na eletrônica.
1.2 Multivibrador astável O multivibrador astável é um gerador de onda quadrada e é utilizado para produzir pulsos na saída a partir de um sinal contínuo na entrada ultilizando sua alimentação. Esse tipo de oscilador é mais usado em circuitos digitais para ser utilizado como clock.
1.3 Oscilador O oscilador eletrônico é um circuito que produz em sua saída um sinal repetitivo, normalmente um sinal senoidal ou uma onda quadrada sem a necessidade de um sinal externo.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 Montagem do circuito Para montagem do circuito, foi usado uma protoboard, um capacitor de 10nF, um resistor de 100KΩ, um resistor de 150KΩ, um trimpot de 470KΩ, o CI LM741 e uma fonte simétrica para alimentação e o osciloscópio para visualizar