Amplificador operacional
Inversor e Não Inversor
Os circuitos amplificadores podem ser inversores ou não inversores. Os inversores amplificam a tensão, mas sua saída tem polaridade oposta à do sinal de entrada.
Os não inversores amplificam a tensão sem alterar sua polaridade. Amplificador não inversor Amplificador Inversor
Subtrator
O Amplificador Subtrator tem a finalidade de amplificar as diferenças de tensões entre as entradas. Este circuito é extremamente analógico, inclusive em circuitos empregando os AOP’s. Exemplo se conectarmos poderoso e é largamente utilizado em eletrônica s a saída de um transdutor em um amplificador inversor , tanto o sinal do transdutor quanto à interferência serão amplificados. Por outro lado , se conectarmos a saída do transdutor em um amplificador de diferenças, só o sinal do transdutor é amplificado, já que o sinal de interferência é captado praticamente da mesma forma pelo dois fios que carregam o sinal de tensão comum aos dois fios, ao passo que o sinal do transdutor é uma diferença de tensão entre esses dois fios. A tensão na saída deste circuito é proporcional a diferença entre as tensões da entrada (V1 – V2) e qualquer sinal comum as duas entradas não é amplificado, ou em outras palavras, é rejeitado. A constante de proporcionalidade é dada simplesmente pela razão entre RF / R1.
Somador
Amplificador somador tem a finalidade somar dois ou mais valores de entradas analógicas ou digitais em tempo real. Exemplo pode-se somar uma rampa, uma senoíde e um nível contínuo instantaneamente em tempo real. Empregado em misturadores de sinal.
Integrador
Um integrador é um circuito eletrônico que realiza um processo de integração (soma infinitesimal) dos sinais decorrentes da variação do sinal de entrada conforme sua variação no intervalo de tempo analisado. A integração é uma das operações fundamentais do cálculo, o inverso da diferenciação ou