70 COMPLETO
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA –Campus Raja
MECATRÔNICA
Amplificadores operacionais
BELO HORIZONTE – MG2014
BRENDON, FRANK, SAVIO, THIAGO, YAGO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Amplificador Operacional
AmpOp
Aproximadamente 1/3 dos CI’s lineares são Amplificadores Operacionais (AmpOp). Isso decorre da necessidade de se ter um circuito amplificador de fácil construção e controle,e de boa qualidade.
O Amplificador Operacional é um componente activo usado na realização de operações aritméticas envolvendo sinais analógicos.
Os Amp Op são amplificadores que trabalham com tensão contínua tão bem como com tensão alternada.
1DESENVOLVIMENTO
1.1 Oque é amplificadores operacionais?
O amplificador operacional é um componente compacto constituído da junção de resistores,capacitores e transistores. Este componente no passado era largamente utilizado para computar as operações matemáticas como soma e integrações. Por isso recebe o respectivo nome. De acordo com o avanço tecnológico o amplificador operacional foi anexado ao nome devido a sua versatilidade em implementações antes complexas e nos mais variados projetos.
Este grande sucesso deve-se à grande variedade de circuitos, executando as mais variadas funções, com um único circuito integrado e poucos componentes externos.
Hoje, o mercado disponibiliza milhares de amplificadores operacionais de baixo custo, altamente confiáveis e o mais importante, praticamente pronto para o uso.
SIMBOLOGIA
V_-Entrada inversora
V+-Entrada não inversora
Vo-Tensão de saída
Um amplificador analógico é sempre representado como um triângulo em que um dos vértices é a saída. O gráfico mostra o diagrama esquemático de um Amplificador Operacional com seu modelo mais usual.
+VCC e -VCC são as tensões de alimentação do amplificador operacional Alguns amplificadores operacionais também podem ser alimentados com +VCC e 0V. A tensão de saída, VO, está limitada pelas tensões de alimentação