Amperímetro e Voltímetro
Amperímetro e Voltímetro
Aluno: Luís Fernando Ambrósio Sachetim
Goiânia, 15 de setembro de 2013.
Titulo:
Determinação da resistência e da corrente através da leitura pelo multímetro.
Objetivo:
Realizar medições de resistência, tensão e corrente elétrica em um circuito resistivo. Familiarizar-se com voltímetros e amperímetros analógicos e digitais.
Fundamentação teórica:
Os aparelhos de medição analógicos têm como princípio ativo a utilização de um elemento de bobina móvel que é sensível à passagem de corrente elétrica. A deflexão do ponteiro indicador é proporcional a intensidade da corrente que atravessa a bobina móvel. O princípio é válido tanto para amperímetros quanto para voltímetros, sendo que nestes últimos a leitura de tensão é proporcional a corrente que circula pelo elemento indicador estando estas grandezas relacionadas peta lei de Ohm (V=R.I). Os aparelhos digitais têm como elemento sensível um transdutor resistivo de corrente para tensão e um conversor Analógico-Digital, a fim de se mostrar em um display a grandeza medida.
R= V/i
AMPERÍMETRO
A intensidade de corrente elétrica que flui por um ramo do circuito é medida por um instrumento denominado amperímetro. Este deve ser ligado em série com o ramo do qual se deseja medir a corrente, conforme indicado na figura(1). O instrumento deve ter valores de resistência interna baixos, tipicamente da ordem de [mΩ], a fim de não apresentar oposição à passagem de corrente. Deve-se observar a polaridade das pontas de prova do amperímetro quando utilizado para medidas em corrente continua. O sentido de ligação do aparelho deve coincidir com a polaridade da fonte de tensão. Um instrumento digital mostra valores negatives se a ligação for feita ao contrário. Um instrumento analógico não deflexiona seu ponteiro indicador.
VOLTÍMETRO
MATERIAL UTILIZADO
PROCEDIMENTO PRÁTICO:
Conclusões:
Através do