Trabalho Voltimetro E Amperimetro
Voltímetro E
Amperímetro
Raphael Bernardinelli Correa
Luiz Henrique Vasco
Osasco, outubro de 2010
Raphael Bernardinelli Correa e Luiz Henrique Vasco
Voltímetro E
Amperímetro
Trabalho apresentado ao Professor
Ronaldo Ruas da disciplina Eletricidade Básica, turno noturno do curso de Automação Industrial.
FATEC Osasco outubro de 2010
1-Introdução
Neste trabalho abordaremos a constituição interna, tipos e como utilizar voltímetros , Amperímetros e alicates amperímetros. Também será abordado os cuidados ao escolher um aparelho e técnicas para alcançar a precisão desejada
1 - Voltímetro:
É utilizado para realizar medições de tensão em circuitos elétricos.Através de um voltímetro, podemos saber o valor da diferença de potencial em um circuito. São divididos principalmente em voltímetros de corrente alternada e de corrente contínua.
1.1 - Voltímetros para corrente alternada:
O ponteiro de um aparelho de corrente alternada é desviado num só sentido, ele não consegue acompanhar a rápida inversão de corrente. Por isso, estabiliza-se no assim chamado valor médio quadrático (valor eficaz).
1.2 - Voltímetros para corrente contínua:
Para um voltímetro de corrente contínua, o campo magnético o qual desloca a bobina móvel é unidirecional, e de grandeza uniforme, de modo que por meio de um imã permanente pode-se produzir um campo muito poderoso. O voltímetro de corrente contínua apresenta como valor de leitura o valor médio de tensão.
1.3- cuidados ao ligar o aparelho:
Devemos cuidar a escala em que se encontra o aparelho quando realizarmos a medição, pois se realizarmos uma medição com uma escala inferior ao valor da grandeza do circuito, haverá passagem de uma corrente excessiva em seus enrolamentos, causando um deslocamento brusco do ponteiro que é prejudicial às peças que auxiliam a bobina móvel no