Prática 11 - voltímetro e amperímetro
ENGENHARIA ELÉTRICA – TURMA H
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL
PROFESSOR: ALBERTO
PRÁTICA 11: VOLTÍMETRO E AMPERÍMETRO
MATHEUS MAIA ROQUE – 0336457
FORTALEZA – CE
01 DE NOVEMBRO DE 2011
I – OBJETIVOS
- Conhecer e utilizar as funções voltímetro e amperímetro de um multímetro digital. - Montar e verificar como funciona um divisor de tensão. - Estudar como se modifica a corrente em um circuito quando varia a voltagem ou a resistência.
II – MATERIAIS
- Fonte de Tensão regulável; - Circuito em estruturas de acrílico; - Resistores; - Potenciômetro; - Multímetro digital; - Cabos.
III – INTRODUÇÃO TEÓRICA
Em um circuito elétrico, existem três características de grande importância, que fazem dão suporte a toda a área eletrônica: Tensão, Corrente e Resistência. Essa prática terá como principal objetivo definir os conceitos de tensão e corrente, e a forma adequada de se fazer tais medições em circuitos através do uso do amperímetro e do voltímetro.
Tensão e Voltímetro Define-se como Tensão, a diferença de potencial entre os pólos positivos e negativos de uma fonte de alimentação. Essa diferença é dada através da Lei de atração que nos da a ideia de que “positivo atrai negativo’. Assim, os espaços com falta de elétrons do terminal positivo da fonte, atrai os elétrons que estão em sobra no lado negativo da mesma fonte. Essa atração ocorre quando se conecta ambos os pólos com um condutor, muitas vezes fios de cobre. Essa força de atração entre os pólos é denominada de ddp (diferença de potencial) ou, mais comumente chamada de tensão. A unidade de medida para valores de tensão é o Volt, representada pela letra V. A tensão pode ter polaridade fixa, ou seja, um dos terminais da fonte é sempre o positivo, enquanto que o outro será sempre negativo, denominamos esse tipo de tensão como contínuo (sigla do inglês VDC – ddp direct Current) e pode ser encontradas em pilhas, baterias, etc. O valor da