Amostragem
ESTATÍSTICA (GEX 112)
RELATÓRIO DE AULAS
AMOSTRAGEM
KG
PROFESSOR: MÁRIO VIVANCO
LAVRAS- MINAS GERAIS
2011
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Definimos como homogêneos elementos que possuem as mesmas características principais, ou seja, dois ou mais elementos são homogêneos se as características (mais importantes) que influenciam a variável em estudo são iguais ou bem parecidas. Tais características são julgadas pelo pesquisador.
Quando precisamos fazer um estudo de uma população e não temos acesso a esta inteira, fazemos uso de amostragem, que seria um conjunto de métodos utilizados para obter amostras representativas, ou seja, que guarde ou mantenha as características da população.
Existem vários processos de amostragem, como amostragem simples ao acaso, amostragem sistemática, amostragem por conglomerado e amostragem estratificada.
Amostragem simples ao acaso: esse processo é aplicado quando os elementos possuem homogeneidade, ou seja, com dados organizados numa tabela numerada, sorteamos números aleatórios e verificamos à qual dado esse número está ligado.
Amostragem sistemática: esse tipo de amostragem é utilizado quando os elementos da população são heterogêneos. O procedimento utilizado é o seguinte: devemos calcular o fator r (chamado de passos de amostragem) pela seguinte fórmula: (1) r=Nn, onde N é o número de elementos da população e n é o número de elementos desejado para a amostra, ao fazer essa divisão, podemos encontrar números não inteiros, então quando isto ocorre, utilizaremos o maior inteiro mais próximo, por exemplo, se r=4,8, utilizaremos r=5,00, então sortearemos aleatoriamente um número (i) entre 1 e N, por exemplo, i=17, portanto o primeiro elemento