Amostragem Probabil Stica Exemplos
I- Tipos de amostragem probabilística: (Exemplos)
a) Amostragem aleatória simples (AAS) – Sorteio
Exemplo 1: Sorteio no jogo do bingo
Exemplo 2: Como exemplo, suponhamos que em uma urna existem 6 bolas numeradas de 1 a 6. Se desejarmos selecionar uma amostra aleatória simples de tamanho 2, sem reposição, a probabilidade de selecionar uma particular bola (bola 3), na primeira seleção é igual a 1/6. A probabilidade de selecionar a bola 3 na segunda seleção é igual á probabilidade da bola não ser selecionada na primeira seleção: 5/6 multiplicado pela probabilidade da bola ser selecionada na segunda seleção: 1/5, resultando em 5/6 x 1/5 = 1/6. Assim cada elemento tem a mesma probabilidade de ser selecionado independente da ordem da seleção.
b) Amostragem estratificada;
Exemplo 1: Em uma produção diária de peças automotivas, podemos a cada 20 peças produzidas, retirar uma para pertencer a uma amostra da produção de um dia.
Exemplo 2:
Se N = 5.000 é o tamanho da população e precisamos de uma amostra de n = 250, dividimos N/n = 20. Selecionamos ao acaso um número de 1 à 20. Suponha que saiu o número 7:
1. 1a unidade a ser selecionada 7a
2. 2a unidade a ser selecionada 20 + 7 = 27a
3. 3a unidade a ser selecionada 27 + 20 = 47a
4. 67a, 87a,..., 4987a dando um total de 250 unidades.
c) Amostragem sistemática;
Exemplo 1: Número de pessoas que vivem nos domicílios de São Carlos. Dividir os domicílios em níveis socioeconômicos e depois selecionar domicílios em cada nível aleatoriamente (Renda baixa, média, alta).
Exemplo 2: Produção de geladeiras em uma determinada empresa. Podendo ser dividas por modelo, tamanho e cor.
d) Amostragem por conglomerado;
Há subdivisão da área à ser pesquisada por bairros, quarteirões, domicílios, famílias que serão sorteados para composição dos elementos da amostra e a pesquisa será realizada de forma sistemática ou simples.
Ex2:
Exemplo mais complexo: Para obter uma amostra de famílias: selecionar primeiro uma