Amostragem de aguas
CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL – BACHARELADO
Relatório de aula prática
Avaliação da qualidade de águas
Canoas, 2013
Introdução
Temperatura de amostragem
É um parâmetro importante, pois, influi em algumas propriedades da água (densidade, viscosidade, oxigênio dissolvido), com reflexos sobre a vida aquática. A temperatura pode variar em função de fontes naturais (energia solar) e fontes antropogênicas (despejos industriais e águas de resfriamento de máquinas). Sua medição deve ser sempre realizada no ato da coleta, tanto da água quanto do ambiente.
Análise de pH
Se trata da medição direta do potencial de hidrogênio em uma amostra. A escala de medição é convertida em números entre 0 e 14. Entre o zero e 7 encontra-se a faixa ácida, o ponto 7 indica neutralidade e de 7 a 14 encontra a faixa alcalina. O resultado da análise de pH, e expresso em unidade de pH. De acordo com Portaria do Ministério da Saúde o valor mínimo recomendado para água de abastecimento é 6,0 o valor máximo de 9,5.
A análise foi realizada na temperatura ambiente com medidor automático digital com eletrodo combinado sensível a íons H+.
Condutividade elétrica
capacidade que a água possui de conduzir corrente elétrica. Este parâmetro está relacionado com a presença de íons dissolvidos na água, que são partículas carregadas eletricamente Quanto maior for a quantidade de íons dissolvidos, maior será a condutividade elétrica na água.
Serve apenas para classificar as águas em doces ou salobas, valores abaixo de 500 u/S¹ são válidos para águas doces, acima consideram salgadas ou salobas.
Análise realizada a temperatura ambiente em condutivímetro digital portátil com eletrodo de platina.
Análise de dureza
A dureza da água consiste no conteúdo da água corrente e de fontes naturais em iões de metais alcalinoterrosos, especialmente cálcio e magnésio.
Distingue-se entre dureza temporária ou transitória, devido ao