enfermagem
Nome: João Pedro lima de Sousa
Idade: 29 anos
Sexo: masculino
Endereço: Avenida Vicente Siebra, 2042, Crato-Ce
Telefone: 88 30404510
Profissão: pedreiro
Característica da lesão:
Quanto a causa: traumática, provocada acidentalmente no seu local de trabalho, por um tijolo.
Quanto ao conteúdo microbiano: Ferida limpa
Quanto ao grau de abertura: 2 cm
Localização: mão
Quanto ao tempo de duração: Aguda
Fase inflamatória:
Esta fase representa uma tentativa para limitar o dano, parando o sangramento, selando a superfície da ferida e removendo qualquer tecido necrótico, fragmentos estranhos ou bactérias presentes. A fase inflamatória é caracterizada por aumento da permeabilidade vascular,migração de células para a ferida por quimiotaxia, secreção de citocinas e fatores de crescimento na ferida, e ativação da migração de células. A combinação de intensa vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular leva ao achado clínico de inflamação, caracterizado por rubor, edema, calor e dor.
Fase proliferativa: Em torno de 4 dias foi observado a formação de tecido de granulação, iniciando o reparo e encolhimento da ferida.
Fase de epitelização: Em 6 dias foi observado células endoteliais sob o tecido de granulação.
Fase de contração: Foi observado, em pouco tempo após a epitelização o encolhimento da ferida pela ação de fibroblastos.
Fase de maturação: Dentro de 1-6 semanas, a força da ferida aumenta rapidamente e, em seguida, aparece o platô, até um ano após a lesão. Quando comparada com a pele intacta, a resistência à tração na cicatriz é de apenas 30%. Apesar da rede de colágeno causar contração da ferida e um aumento na força, ela também resulta em uma cicatriz, que é mais frágil e menos elástica do que a pele normal.
Formas de Cicatrização:
Cicatrização por primeira intenção, Incisão limpa - bordas estão aproximadas; pouca perda de tecido e existe pouco ou nenhum exsudato.
Tratamento:
No tratamento das