química
04/09/2014
ANÁLISE QUÍMICA
ANÁLISE QUÍMICA
Análises químicas feitas dos materiais do ambiente são importantes para prover relevantes informações a estudos ambientais ou ao monitoramento de espécies químicas em um determinado meio.
Qualquer planejamento de tratamento de águas e resíduos baseia-se em informações obtidas por análises químicas. Todas as decisões com relação ao projeto se apoiam nesta operação. Desta maneira, o programa analítico deverá ser realizado criteriosamente com os cuidados que cada caso requer.
Haja vista as variações nas condições locais e a variedade de finalidades, tornase bastante difícil o estabelecimento de normas absolutas para todos os casos.
Quando a análise não pode ser realizada in situ, uma pequena fração do material cuja composição seja de interesse é adequadamente recolhida e levada para análise em laboratório. Essa porção do material é chamada amostra.
O ideal é que se conseguisse realizar as determinações químicas diretamente no ambiente (in situ) e em tempo real.
Principais inviabilidades de análises in situ:
- Necessidade de separação / purificação da amostra.
- Necessidade de derivação.
- Necessidade de pré-concentração.
QUÍMICA PARA ENGENHARIA AMBIENTAL
Amostra
Porção limitado do conjunto (universo)
A amostra deve ser representativa, ou seja, a composição dessa fração precisa refletir tão proximamente quanto possível a composição total do material, se for esperado que os resultados tenham algum valor. Para isso é fundamental que sua coleta seja realizada com todo rigor metodológico.
22
AMOSTRAGEM
QUÍMICA PARA ENGENHARIA AMBIENTAL
23
AMOSTRAGEM
Amostra simples: As amostras simples são aquelas coletadas em um único local dentro de
A amostragem
é o processo no qual se coleta uma pequena massa de um material cuja composição represente exatamente o todo do material que está sendo amostrado.
O objetivo de qualquer amostragem é