amostra
Calcular todos os impostos que a empresa deve pagar é uma tarefa árdua do planejamento financeiro. Em muitos casos, o gasto varia de acordo com o ritmo das vendas ou com a legislação de cada estado, o que torna o processo ainda mais complexo. Para dar a partida nesse cálculo, é fundamental fazer uma estimativa realista de faturamento, com a previsão de lucro ou prejuízo. Dessa maneira, fica mais fácil escolher o regime tributário mais adequado e descobrir quanto vai recolher.
Principais Tributos
COFINS
COFINS-Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social é uma contribuição social aplicada sobre o valor bruto apresentado por uma empresa.
Como o próprio nome indica, a COFINS tem como o objetivo financiar a Seguridade Social, ou seja, áreas fundamentais como a Previdência Social, Assistência Social e Saúde Pública.
Quem paga: todas as empresas.
Quem cobra: governo federal
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido A CSLL é uma contribuição criada pela Lei 7.689/1988 para que todas as Pessoas Jurídicas (PJ) e as equiparadas pela legislação do Imposto de Renda (IR) possam apoiar financeiramente a Seguridade Social.
Quem paga: todas as empresas.
Quem cobra: governo federal
FGTS
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pelo Governo Federal, com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, pela abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
Quem paga: todas as empresas.
Quem cobra: governo federal
IPI
Imposto Sobre Produtos Industrializados incide sobre os produtos industrializados nacionais e estrangeiros no momento do desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira, ou a saída do produto do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial.
Quem paga: indústria, importadores, atacadistas e varejistas.
Quem cobra: governo federal
Tipos de Regimes
Simples Nacional: Para micro e pequenas empresas; poucos funcionários; tributos são pagos em uma só guia; só valem