Fichamento do Livro Brava Gente
RAÍZES
(...) “Dizemos que a gênese do MST foi determinada por vários fatores. O principal deles foi aspecto socioeconômico das transformações que a agricultura brasileira sofreu na década de 1970. Nessa década houve um processo de desenvolvimento que José Graziano da Silva denominou de “modernização dolorosa”. Foi o período mais rápido e mais intenso da mecanização da lavoura.” (...).
(página 17; parágrafo 1)
(...) “O surgimento da Comissão Pastoral da Terra (CPT), em 1975, em Goiânia (GO), foi muito importante para a reorganização das lutas camponesas.” (...).
(página 21; parágrafo 5)
CARACTERÍSTICAS E PRINCÍPIOS
(...) “Na essência, o MST nasceu como movimento camponês, que tinha como bandeira três reinvindicações: terra, reforma agrária e mudanças gerais na sociedade.” (...)
(página 33; parágrafo 4)
(...) “ A primeira foi a de ser um movimento popular, em que todo mundo pode entrar. (...) O movimento na medida em que inclui todos os membros da família adquire uma potencialidade incrível.” (...).
(página 34; parágrafo 2)
“Somos um movimento camponês que tem essa raiz da terra, essa ideologia em que entra todo mundo que queira lutar pela reforma agrária.” (...).
(página 34; parágrafo 3)
“O mão grossa era quem pegava na enxada, o trabalhador rural, o agricultor. O mão lisa era quem não trabalhava na roça, na agricultura, mas que se engajava no movimento vindo de outros setores sociais.” (...).
(página 35; parágrafo 2)
“Outra característica é o componente sindical. E sindical, aqui, no sentindo corporativo.” (...).
(página 36; parágrafo 6)
“Essa terceira característica- o caráter político do movimento – sempre esteve presente, desde o início da organização. Tivemos a compreensão de que a luta pela terra, pela reforma agrária, apesar de ter uma base social camponesa, somente seria levada