A abordagem sistêmica na pesquisa em Engenharia de Produção
Resumo: A abordagem sistêmica na pesquisa em Engenharia de Produção
Em relação a complexidade dos problemas encontrados na área de Engenharia de Produção deve se ter uma visão mais ampla do problema a ser tratado, a abordagem sistêmica na Engenharia de Produção é abordar e identificar estes problemas e melhoras a compreensão dos fenômenos e buscar novas soluções.
Foi proposto uma classificação para sistemas em três níveis de complexidade: sistemas simples, complexidade organizada e desorganizada, mais tarde resumida e simplificada para simples, complicada e complexo. Também foram estudados os problemas clássicos da Engenharia de Produção, entre muitos citam-se a concepção, a implantação e a análise de sistemas integrados a gestão de produção e logística, e por suas características podem ser considerados como problemas complexos e clássicos em nossa área.
Atualmente busca-se alcançar uma abordagem transdisciplinar, só que não foi sempre assim, tal abordagem evoluiu de disciplinares, multidisciplinares, pluridisciplinares e interdisciplinares, tais conceitos são baseados e associados a um único nível de realidade. Este estudo é observado e estudado sob a ótica de apenas um disciplina, a abordagem da Ciência Clássica.
O maior de todos os desafios é a construção de um modo de pensar adequado para essa nova realidade, procurando examinar uma forma de pensar acerca do mundo que se volta justamente para construção de um novo quadro de referência conceptual para lidar com a complexidade e a mudança. Trata-se do pensamento sistêmico, que emergiu com o passar dos anos. Entretanto, embora o pensamento sistêmico já tenha uma certa tradição, uma das suas marcas é ausência de uma perspectiva unificada.
Além dos diversos enfoques que conformam várias versões de pensamento sistêmico, outra dificuldade é a ampla difusão do uso do termo ‘sistema’ sem conexão com tradição