Amostra Estratificada
Arthur Soares
Camila Caroline
Danilo Hage
Gabrielle Pansanato
Mariana Carolina
A estatística é uma importante ferramenta para a economia, auxilia na busca de dados e análises que ajudam a explicar dentre outras coisas o universo econômico. Podem-se citar exemplos desse uso como os Indicadores de crescimento, demografia, taxa de desemprego e crescimento econômico, dentre outros.
Nas palavras de RAO1(1999,p.105) apud ECHEVEST a estatística é:
(...) uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível.
Existem dois tipos de estatística, a estatística descritiva e a estatística probabilística.
A Estatística Descritiva trata de medidas de posição (média, mediana e moda), medidas de dispersão (variância, desvio padrão, desvio absoluto médio, variância relativa, coeficiente de variância),separatrizes (mediana, quartil, decil e percentil),distribuição de frequências, medidas de curtose e medidas de assimetria e demonstra as características de uma população, cuja análise pode ser inviável, seja por custo, logística ou tempo, por isso costuma-se utilizar uma amostra, que nada mais é do que um subconjunto da população. Por meio dos dados coletados em uma amostra, podem-se inferir conclusões a respeito de uma população. No entanto, esses dados podem não representar fidedignamente a realidade, pois existe um grau de incerteza neles. Nesse caso utiliza-se a estatística probabilística, que é o foco deste artigo, que utiliza a teoria das probabilidades para estudar os dados amostrais.
A Estatística Probabilística trata de teoria da probabilidade, expectância (valor esperado), distribuição normal, distribuição t de Student distribuição binomial, distribuição