Amortização
AMORTIZAÇÃO
Matrícula: 13114150080
Brasília – DF/2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO A TEORIA E A PRÁTICA JUNTAS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
Gestão Pública
Matemática para negócios
PROFESSOR: Cesar Pavão
AMORTIZAÇÃO
Trabalho apresentado à Faculdade IESB, coordenação de Gestão Pública, disciplina matemática para negócios, com o objetivo de definir conceitos empregados nas operações (encargos, amortização, saldo devedor, prestação, carência).
Brasília – DF/2013
Índice
1. Introdução
2. Desenvolvimento
O que vem a ser amortização? Segundo o Dicionário Aurélio, seria "extinguir a dívida aos poucos ou em prestações", ou, "abater dívidas, efetuando o pagamento correspondente". A própria raiz do termo amortização, vem de a+morte+izar, ou seja, fazer "morrer" determinada obrigação, ou dívida. Sempre que pagamos determinada dívida, estamos, portanto, saldando-a, quitando-a, ou amortizando-a (matando-a). Na literatura especializada, há diversos métodos de quitação de dívidas, ou seja, de sistemas de amortização. Uns mais simples, outros um pouco mais complexos, mas nota-se que o objetivo de todos é o pagamento do principal, isto é, de um determinado valor contraído em empréstimo ou financiamento.
Encargos:
Amortização: É o processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde a soma do reembolso do capital ou dos juros do saldo devedor (juros sempre são calculados sobre o saldo devedor), podendo ainda ser o reembolso de ambos.
Saldo Devedor:
Prestação:
Carência:
Exemplos: