Amortização
Amortizar significa pagar em parcelas.
Como o pagamento do saldo devedor principal é feito de forma parcelada durante um prazo estabelecido, cada parcela, chamada PRESTAÇÃO, será formada por duas partes: uma é o valor dos JUROS incidentes sobre o saldo devedor; outra é o valor da AMORTIZAÇÃO do principal da dívida. Esta garantirá que o saldo devedor, após o pagamento de cada prestação, seja sempre menor, até a sua extinção.
PRESTAÇÃO = JUROS + AMORTIZAÇÃO
São diversos os sistemas de amortização, podendo ir desde métodos padronizados, com uso constante no mercado, até métodos concebidos pelas partes, quando da formação da dívida. Nos limitaremos ao estudo de dois deles, o SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO FRANCÊS (SAF – tabela PRICE) e o SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO CONSTANTE (SAC).
SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO FRANCÊS (TABELA PRICE)
O sistema de amortização francês é caracterizado por apresentar prestações periódicas e de mesmo valor.
O cálculo do valor fixo das prestações, com pagamento sem entrada, ou seja, sendo a primeira prestação paga ao final do período ao qual foi contratado o empréstimo (pagamentos postecipados), pode ser realizado multiplicando-se o valor do saldo devedor principal pelo fator localizado na tabela PRICE, verificado para a taxa i de juros e a quantidade n de prestações.
Este fator pode ser calculado pela expressão [pic].
Desta forma, representando o valor das prestações por R e o principal da dívida por P, temos:
[pic]
Esta relação pode ser resumida fazendo-se [pic], sendo a notação [pic] suficiente para indicar a tabela Price. Passamos a ter:
[pic]
Obs.: Podemos usar PV (valor presente) para representar o valor principal da dívida, em substituição a P, e PMT para representar o valor das prestação, em substituição a R.
EXEMPLOS RESOLVIDOS:
1) Um empréstimo de R$ 1.000,00 será pago pelo Sistema de Amortização Francês em 4 prestações mensais, sem entrada. Se a taxa de juros for de 10% ao mês,