Amortização
Amortização é um processo de extinção de uma dívida através de pagamentos periódicos, que são realizados em função de um planejamento, de modo que cada prestação corresponde à soma do reembolso do Capital ou do pagamento dos juros do saldo devedor, podendo ser o reembolso de ambos, sendo que juros são sempre calculados sobre o saldo devedor.
Os principais sistemas de amortização são: * Sistema de Pagamento único:
Um único pagamento no final.
O devedor paga o Montante, Capital + Juros, compostos da dívida em um único pagamento ao final de n períodos.
Uso comum: Letras de câmbio, títulos descontados em bancos, certificados a prazo fixo com renda final.
* Sistema de Pagamentos variáveis:
Vários pagamentos diferenciados.
O devedor paga periodicamente valores variáveis de acordo com a sua condição e de acordo com a combinação realizada inicialmente, sendo que os juros do Saldo devedor são pagos sempre ao final de cada período.
Uso comum: Cartões de crédito.
* Sistema Americano:
Pagamento no final com juros calculados período a período.
O Sistema de Amortização Americano é uma forma de pagamento de empréstimos que se caracteriza pelo pagamento apenas dos juros da dívida, deixando o valor da dívida constante, que pode ser paga em apenas um único pagamento.
Esse sistema de amortização tem a vantagem em relação ao sistema de pagamento único,pois nele não há incidência de juros sobre juros.Os juros sempre incidem sobre o valor original da dívida.Com isso o devedor pode quitar sua dívida quando quiser.Tem como desvantagem que o pagamento de juros pode,em tese,ser perpétuo mesmo quando já se pagou o equivalente a dívida em si.Para isso,basta que o número de prestações exceda 100% quando soma em juros simples. * Sistema de Amortização Constante (SAC):
A amortização da dívida é constante e igual em cada período.
Sistema de Amortização Constante (SAC) é uma forma de amortização de um empréstimo por prestações que