Atps de ética
Anhanguera de São Paulo
Ética - Prof. Omar
Tecnologia em Gestão Financeira
Tecnologia em Logística
Nome: Cristiano Dias RA: 1299872358 (Tec. em Gestão Financeira).
Nome: Danilo Roberto RA: 3715663443 (Tec. em Logística).
Nome: Douglas Rossine RA: 3729703859 (Tec. Em Gestão Financeira).
Nome: Luciana Radichi Ribeiro RA: 4200068795 (Tec. em Logística).
Nome: Marco de Lima RA: 1299866716 (Tec. em Logística).
Nome: Rodrigo Sampaio RA: 3708616402 (Tec. em Gestão Financeira).
São Paulo
2012
Origem da Ética
É certo clonar seres humanos? Existe uma vida que não seja digna de ser vivida? Quando é correto ir para a guerra? O terrorismo está sempre errado? Há algo de errado nos casamentos entre pessoas do mesmo sexo? O aborto deve ser legalizado?
A lista dos dilemas éticos do Século 21 é interminável. O ponto chave a esse respeito é: como e baseados em quais tendências respondemos esses dilemas éticos. Na verdade, esta é uma pergunta que preocupava os antigos filósofos.
Na filosofia ocidental há geralmente três opiniões sobre a origem da ética. Primeiro existe a "Teoria da Ética do Divino Comando", defendendo que a ética origina-se de D'us – que aquilo ordenado por D'us é arbitrariamente bom e ético. O contra-argumento a isso afirma que esta opinião leva ao absurdo onde D'us pode, em teoria, decretar o adultério como sendo ético. Se alguém argumentar que D'us não pode fazer isso está admitindo que os padrões éticos são estabelecidos por algo que não seja D'us!1
Em seguida à Teoria do Comando Divino está a Teoria das Formas, apresentada por Platão, afirmando que há uma "forma" independente fora de D'us, que é o padrão absoluto de moralidade e ética. O problema aqui é que este padrão absoluto jamais foi revelado a um mundo espaço-temporal, portanto não se pode ter certeza de que alguém atingiu o padrão absoluto da ética. Nós, portanto, ficamos com o dilema original: o que é ético?
O terceiro ponto de vista sustenta que