Recursos materiais e patrimoniais curva abc
- CURVA ABC -
Atualmente, uma das áreas que mais se desenvolve dentro das organizações sem dúvida é a Gestão dos Estoques, todavia, nem sempre foi uma área com que os administradores tanto se preocupassem, pois os altos estoques foram sinônimos de poder de liquidez e para muitos significavam estratégias competitivas. Hoje se percebe que os investimentos em itens de estoque que ficam parados por períodos de tempo muito longos e sem necessidade retêm um alto investimento de capital das empresas. Diante disso, essas empresas passaram a estudar melhor seu estoque enxergando que é necessário abastecer as cadeias produtivas levando em consideração a necessidade de baixar os recursos investidos em estoques que não giram. O grande e novo desafio dos Administradores de Materiais e
Recursos Patrimoniais é manter as cadeias produtivas utilizando melhor os recursos. A
Curva ABC pode estar ajudando o administrador de estoques a analisar as condições e necessidades dos estoques em relação aos itens que demandam maior consumo e valor financeiro. Com o objetivo de lucratividade em alta e custo em baixa, as organizações estão cada vez mais buscando desenvolver suas áreas através da melhoria contínua de suas atividades.
Entre todas as estratégias utilizadas para aumentar a rentabilidade sobre capital investido, a administração dos estoques passa a ser um enfoque alvo para as organizações, pois se entende que os estoques requerem um alto investimento. Diante disso, a ciência de se administrar estoques busca continuamente o desenvolvimento de técnicas eficazes que possibilitem o abastecimento necessário das cadeias produtivas utilizando o mínimo de investimento necessário. Tempos atrás a administração do estoque não era vista com tanta importância pelos administradores. Pensava-se então que manter alto estoque na esperança de uma demanda favorável era uma estratégia lucrativa, porém, o tempo se encarregou de mostrar o contrário.
A