Gerenciamento de materiais
A gestão dos recursos de materiais e patrimoniais de uma empresa visa conter custos e otimizar o processo de produção, uma boa gestão de materiais só não reduz o custo de produção como traz lucros a empresa, a gestão de materiais deve estar difundida na organização desde a base até a ponta da pirâmide hierárquica.
A gestão de materiais existe desde o começo dos estudos da administração, mas tomou mais força na rotina administrativa com a chegada do processo logístico, que visa não só otimizar essa área como trazer métodos e conceitos inovadores para essa gestão.
O estoque e todo o seu processo de formação é gerido de perto pela administração de recursos materiais e patrimoniais, desde sua compra com Fornecedores, até sua saída da organização já como produto acabado.
O Excelentíssimo botequim por se tratar de um comercio do ramo alimentício trabalha com dois tipos de estoque, o de produtos prontos para o consumo imediato (bebidas) e um estoque de matérias primas para a confecção de pratos quentes, frios e sobremesas.
4.1 Recursos materiais e patrimoniais utilizados pela empresa os recursos materiais engloba desde a escolha do melhor fornecedor para a ocasião até o despache do produto ao consumidor final, rede de processos (img 1)
Materiais auxiliares são os itens que não são incorporados ao produto final, porem são importantes para a produção do mesmo, ex.: materiais de escritório, materiais de manutenção, utensílios de cozinha, etc. Esses materiais junto com os insumos para produção devem ser dispostos em um local próprio para sua permanência, tomando suas especificações como fator decisivo, esse local é chamado de estoque.
O estoque é uma área muito importante em uma organização, é nele que se encontra os ativos transformados em insumos para a confecção do produto ofertado pela empresa, por isso se deve um cuidado muito especial neste departamento, é aconselhável que fique um responsável somente para o gerenciamento do