Amor
O presente trabalho que tem como tema métodos experimentais e o estudo de literatura e observação, sendo estes importantes e principais métodos usados em psicologia e outras ciência autônomas. Assim sendo caracteriza se o método experimental pelo controle de variáveis. Buscando determinar o efeito de uma condição particular (variável independente),sobre um determinado evento (variável dependente) limitando ou eliminando os feitos de outras condições relevantes, assim sob um controle bem feito uma alteração na variável dependente pode ser atribuída a uma mudança na variável independe já que os efeitos de outras variáveis importantes foram mantidos constantes ou nulos, enquanto que o método de observação consiste no facto de possibilitar conclusões com um elevado grau de generalização. Tendo o trabalha como objectivo:
Gerais:
* Conhecer os métodos experimentais e os de observação.
Específicos:
* Identificar a importância destes * Descrever os estudos da literatura.
A metodologia usada no presente trabalho foi a consulta em algumas obras bibliográficas. Sendo assim encontra – se este estruturado partindo da presente introdução, desenvolvimento, conclusão e a respectiva bibliografia que consta no fim desta compilação.
CONCEITOS
Na perspectiva de SANTANA e MANEGOLLA (1981:137) ‘’método de ensino é um modo de conduzir a aprendizagem, buscando o desenvolvimento integral do educando, através de uma organização precisa de procedimentos que favoreçam a consecução dos propósitos estabelecidos’’.
Segundo PINHEIRO e RAMOS (1990:58) método é o modo de gestão de rede de relação que se estabelecem entre o formador, formando e o saber no seio de uma situação de formação.
Para LIBANEO (1992:243)‘’método de ensino é um conjunto de acções pessoais, condições externas e procedimentos utilizados intencionalmente pelo professor para dirigir e estimular o processo de ensino em função da aprendizagem dos alunos’’.
Na luz de NERICI (1992:62) é o conjunto de