Amor salvação
Integrantes Do Grupo:
Guilherme Silva nº: 13
Samara Oliveira nº:
Priscila nº:
Karolina nº:
Tema:
Montesquieu: A teoria dos três poderes
Dideiot e D’Lembert: A Enciclopédia
Disciplina ministrada pelo professor Oldrado.
E.E.J.F.R – Escola Estadual João Felipe Da Rocha
Montesquieu: A teoria dos três poderes
Introdução
Charles de Montesquieu que nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux, na França e pertencia a uma família nobre francesa. Ele recebeu os primeiros ensinamentos no Castelo de La Brède, onde morava com seus pais e aos 11 anos, passou a frequentar escolas de educação religiosa. Mais tarde, cursaria Direito na Universidade de Bordeaux onde manteve contato com grandes intelectuais franceses que criticavam a monarquia absolutista e o clero.
Com a morte de seu pai, em 1704, passou a viver sob os cuidados de seu tio, o Barão de Montesquieu e tornou-se conselheiro do Parlamento de sua cidade natal para resolver questões judiciais da região. Quando seu tio faleceu, Claude assumiu o título de barão, a fortuna e o cargo de presidente do Parlamento de Bordeaux. Também foi membro da Academia de Ciências de Bordeaux onde resolveu estudar a fundo as áreas do direito romano, biologia e geologia, usando as ciências naturais como metáforas para explicar as ciências humanas em seus artigos e teses acadêmicas. Com uma vida de estudos e um legado de trabalhos políticos, Montesquieu faleceu em 10 de fevereiro de 1755, em Paris, aos 66 anos.
Idéias de Montesquieu
Cansado da nobreza e da vida em Bordeaux, Montesquieu vende seu título e começa a viajar pela Europa para conhecer mais sobre a organização das sociedades, os costumes dos povos e as relações sociais e políticas. Teve grande interesse no sistema político da Inglaterra e morou por lá durante dois anos somente para estudar melhor as ideias parlamentaristas dos britânicos. Por conta de