Resumo da Obra Amor de Salvação
Amor de Salvação, é uma espécie de novela passional, essa história, são lembranças do narrador contadas ao pelo protagonista Afonso.
Afonso e Teodora foram prometidos um ao outro por suas mães. A mãe da noiva morre e Teodora vai para o convento. Sua vontade de sair o mais rapido possível do convento(incentivado por Libana, amiga de Teodora), fez com que ela se casase com seu próprio primo, Eleutério. E não a deixa esperar a volta de Afonso que estava viajando a estudos.
Eleutério, primo e marido de Teodora, era extremamente rude e não sabia nem ler. Teodora, mesmo casada, nunca deixou de pensar em Afonso.
Afonso queria ausentar-se de Portugal e seus estudos ainda mais com a notícia do casamento de sua amada. Ele tambem contava sempre com o apoio de sua mãe e de sua prima Mafalda, que o amava.
Influenciado pelo amigo José de Noronha, escreveu de Portugal, onde estava, para Teodora no Brasil. Tal carta nunca chegou a seu destino, pois parou nas mãos do marido de Teodora, como ele não sabia ler, entregou-a para um amigo que a queimou.
Após a volta de Afonso ao Brasil, sua mãe morre e ele que estava tão próximo de Teodora, e isola-se, pois sentia ironia nas palavras de consolo dela.
Tranqueira, criado da família de Afonso, conta à ele que Teodora havia o traído com José de Noronha. Depois de muito tempo de insistência do criado.
Afonso comprava as suspeitas com Teodora, Tranqueira joga Noronha na cisterna, vingando seu patrão, Afonso.
Apesar de traido, Afonso sente saudade de Teodora. Ele parte para Paris atrás de um amor que o salve; gastando todo seu dinheiro... Afonso pede ao tio, pai de mafalda, que compre a ele uma casa que pertencia a sua família, não querendo ofender a memória de sua mãe.
Seu tio aceita comprar a casa, desde que a casa continue sendo de Afonso.
Após certo tempo, ele afunda-se em seus vícios e pensamentos em matar-se; só não o fez pois seu criado, Tranqueira, o ajuda, dizendo-o severas palavras.