Amnésia infantil
[pic]
Não é segredo para ninguém que os primeiros anos de vida são muito importantes na formação de uma pessoa. Além de se ocupar da maior parte do aprendizado essa fase pode resultar em traumas que perduram pelo resto de uma vida.
.Embora seja tão importante esse período e as experiências vividas nele não são lembradas pelas pessoas depois que crescem. Nós humanos só nos recordamos daquilo que acontece a partir dos 4 anos de vida.
O fenômeno recebe o nome de Amnésia infantil e pode ter várias causas. Uma delas seria as mudanças que ocorrem na estrutura cerebral durante o crescimento. O sistema nervoso central de um bebê não está totalmente desenvolvido e o encéfalo tem metade de seu tamanho.
.Quando crescemos outras células e conexões neuronais se desenvolvem, o que faz com que as informações armazenadas antes do desenvolvimento da linguagem não possam mais ser acessadas. Por mais que essas lembranças continuem interferindo em nossas vidas, elas não podem ser acessadas como memórias.
Essas lembranças não são revividas em forma de situações, elas apenas permanecem como eventos não identificáveis que interferem do futuro de uma pessoa.
Três períodos de memória autobiográfica.
Um surpreendente aspecto da memória autobiográfica (AB) é que ela sempre contém conhecimentos de níveis de especificidade diferentes, como por exemplo: períodos de vida, eventos gerais e conhecimentos de eventos específicos.
Período da Vida (Existência) PV ou PE
[pic]
Cobrem períodos de tempo substanciais definidos por importantes situações contínuas (como por exemplo, viver com alguém, o período da faculdade). O conteúdo de um período da vida representa o conhecimento temático de características desse período, assim como o conhecimento temporal da duração de um período.
Acontecimentos Gerais
[pic]
Os acontecimentos gerais circundam tanto os eventos repetidos (caminhava pelo bosque) quanto os eventos simples