Amnioncentese
607 palavras
3 páginas
O QUE É A AMNIOCENTESE? Amnioncentese é um método de diagnóstico pré natal que consiste na aspiração transabdominal de uma pequena quantidade de fluído amniótico da bolsa amniótica,que envolve o feto, trata-se de um exame diagnóstico o que significa que é capaz de dizer praticamente com certeza se o bebê tem ou não um determinado problema.
QUE TIPO DE PROBLEMA A AMNIOCENTESE DETECTA?
A Amnioncetese é um dos grandes avanços na medicina para o acompanhamento da gravidez, é capaz de detectar vários problemas, como por exemplo:
Várias anormalidades de cromossomos, a mais comum é a síndrome de Down ;
Defeitos congênitos no tubo neural como espinha bífida e anencefalia ( também podem ser detectáveis mais tarde por uma ultrassom);
Para estimar a maturidade fetal;
Revelar anomalias bioquímicas homozigóticas ( erros hereditários de metabolismo) ;
A presença de quaisquer patologias fatais, como a doença Tay – Sachs ou galactosemia, através de análise bioquímica de células;
Determinar a possível necessidade de uma transfusão fetal intra-uterina;
A incompatibilidade do fator RH entre a mãe e o bebê ( se o bebê for RH positivo e a mãe for RH negativo), e, mais no final da gravidez se os pulmões estão maduros.
No entanto a Amniocentese não diagnostica todos os tipos de anormalidade, um dos exemplos é que não dá para saber se a criança tem lábio leporino ou fenda palatina, esses problemas podem ser diagnosticados por uma ultrassonografia detalhada.
QUANDO O EXAME COSTUMA SER REALIZADO?
A Amniocentese é mais comumente feita entre a 15ª e a 18ª semana de gravidez, dentre 100 mulheres uma tem um aborto, no segundo trimestre de gravidez já há liquido amniótico suficiente para que os especialistas possam retirar uma amostra adequada sem colocar o bebê em risco alto, também pode ser realizada na 12ª semana, a realização do exame antes da 14ª semana demonstrou representar um risco maior de abortamento.
A indicação para o exame é cuja a gravidez traz riscos de