Aminoácidos e proteinas
Existem vários tipos de aminoácidos, sendo os mais importantes os alfa-aminoácidos. Fórmula geral de um alfa-aminoácido:
Os aminoácidos se unem através de ligações peptídicas, formando as proteínas. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou serem fabricados pelo próprio organismo.
* Síntese e classificação: Existem vinte aminoácidos diferentes na natureza, que fazem parte das proteínas e peptídeos.
Os vegetais têm a capacidade de fabricar os vinte aminoácidos necessários para a produção de suas proteínas, já as células animais não sintetizam todos eles, sendo que alguns devem ser ingeridos com o alimento. Assim, os aminoácidos podem ser classificados em dois tipos:
-Essenciais - são aqueles que não podem ser sintetizado pelo homem. Ex: Alanina, asparagina. -Não essenciais - são aqueles que podem ser sintetizados pelo homem. Ex:Arginina,lisina.
* Grupos de Aminoácidos:
Apolares: Possui uma cadeia lateral apolar que não faz ligações ou doa prótons nem participa em pontes de hidrogênio ou ligações iônicas. Essas cadeia laterais são oleosas, promove interações hidrofóbicas. Ex:alanina, leucina, isoleucina, valina e prolina.
Polares: Possuem carga líquida zero em PH neutro. Participam na formação de pontes de hidrogênio e pontos de adesão para outros compostos. Ex: serina, treonina e tirosina.
Ácidos ou Carregados negativamente: Os aminoácidos que possuem duas carboxilas e apenas um grupo amino são aqueles de caráter ácido. São doadores de prótons o ácido aspártico e glutâmico, são completamente