Aminoacidos
Os aminoácidos são as unidades estruturais básicas das proteínas. Um alfa-aminoácido é constituído de um grupamento amina, uma carboxila, um átomo de hidrogênio e um radical R diferenciado, ligados a um átomo de carbono, que é chamado de carbono alfa por ser o adjacente ao grupamento carboxila (ácido).
A figura abaixo representa a estrutura de um aminoácido:
Os 20 aminoácidos encontrados nas proteínas têm um grupo carboxila e um grupo amino ligados aos mesmo átomo de carbono (o carbono alfa, assim chamado por sua proximidade à carboxila ácida). Eles diferem uns dos outros através de suas cadeias laterais ou grupos R, os quais variam em estrutura, tamanho e carga elétrica, e influenciam a solubilidade do aminoácido em água. Os aminoácidos em solução em pH neutro são predominantemente iontes dipolares (ou, do alemão, zwitterions) em vez de moléculas não ionizadas.
O arranjo tetraédrico dos quatro grupamentos diferentes em torno do átomo de carbono alfa confere atividade ótica aos aminoácidos. As duas formas em imagem especular são chamadas de isômero L (levógero) e isômero D (dextrógero). Só os aminoácidos L são constituintes de proteínas, devido à especificidade da enzima peptidil transferase, que só faz a ligação peptídica se a cadeia lateral do aminoácido estiver para a esquerda. Os D-aminoácidos foram encontrados apenas em pequenos peptídios da parede de células bacterianas e em alguns peptídios que tem função de antibióticos.
SÍMBOLOS DOS AMINOÁCIDOS
A
Ala
Alanina
B
Asx
Asparagina ou Aspartato
C
Cis ouCys
Cisteína
D
Asp
Aspartato (Ácido aspartico)
E
Glu
Glutamato (Ácido glutâmico)
F
Fen ou Phe
Fenilalanina
G
Gli ou Gly
Glicina
H
His
Histidina
I
Ile
Isoleucina
K
Lis ou Lys
Lisina
L
Leu
Leucina
M
Met
Metionina
N
Asn
Asparagina
P
Pro
Prolina
Q
Gln
Glutamina (Glutamida)
R
Arg
Arginina
S
Ser
Serina
T
Tre ou Thr
Treonina
V
Val
Valina
W
Trp
Triptofano (Triptofana)
Y
Tir ou Tyr
Tirosina