Amianto
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
TIPOS DE EXTINTORES;
TELA DE AMIANTO
Tipos de Extintores
AGENTES EXTINTORES
Água. Utilizado nos incêndios de classe A. Espuma. Utilizado nos incêndios de classes A e B. Gás Carbônico (CO2). Utilizado nos incêndios de classes A, B e C. Pó Químico Seco (PQS). Utilizado nos incêndios de classes B e C (na classe D é utilizado pó químico especial). Gases nobres limpos. Utilizado nos incêndios de classes A, B e C.
EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADO
Não e provido de cilindro de gás propelente, visto que a água permanece sob pressão dentro do aparelho. Para funcionar, necessita apenas da abertura do registro de passagem do líquido extintor. Este é o extintor mais indicado para o combate a princípio de incêndio em materiais da classe "A" (sólidos). Não deverá ser usado em hipótese alguma em materiais da classe "C" (elétricos energizados), pois a água é excelente condutor de eletricidade, o que acarretará no aumento do fogo. Deve-se evitar também seu uso em produtos da classe "D" (materiais pirofóricos), como o magnésio, pó de alumínio e o carbonato de potássio, pois em contato com a água eles reagem de forma violenta. A água agirá por resfriamento e abafamento. Procedimentos para uso: Retirar o pino de segurança; Empunhar a mangueira e o gatilho; Apertar o gatilho e dirigir o jato para a base do fogo.
EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZÁVEL (PRESSÃO INJETADA)
Seu uso é equivalente ao de água pressurizada, diferindo-se apenas externamente pelo pequeno cilindro contendo gás propelente, cuja válvula deve ser aberta no ato de sua utilização, a fim de pressurizar o ambiente interno do extintor, permitindo o seu funcionamento. O agente propulsor (propelente) é o gás carbônico (CO2). Procedimentos de uso: Abrir a válvula do cilindro de