Americanas.com: integração é a alma do negócio
Com um sistema totalmente integrado e planejado nos mínimos detalhes, o Americanas.com movimenta 15 mil itens em estoque, atendendo o Brasil e exterior, tendo como norma a rapidez e eficiência.
Uma das maiores redes de varejo do País, a Americanas, do grupo Lasa, não poupou esforços para fazer da sua loja web também uma líder de mercado, mostrando total eficiência e compromisso com o cliente, em uma área em que grandes empresas multas vezes encontram dificuldades para cumprir prazos com a mesma rapidez que um usuário da internet espera.
Se a Americanas.com é hoje um exemplo nesse novo mundo do e-commerce, grande parte do êxito do seu desempenho deve-se à dedicação integral dos profissionais envolvidos com a operação e à política da empresa em buscar no mercado especialistas para administrar cada uma das áreas que formam o processo.
Quem hoje compra um produto da Americanas.com não faz a menor idéia de que a tarefa de colocar a loja web no ar foi um trabalho digno de Hércules, um dos deuses da mitologia romana. Timótheo Barros, diretor de Logística da empresa, afirma que o site entrou em funcionamento em setembro de 1999, mas a equipe teve apenas 42 dias para montar toda a operação, o que envolveu desde a estrutura do centro de distribuição, até os contatos e assinatura de contratos com todas as empresas de delivery.
Ele lembra que o desafio foi gigantesco, em especial porque o novo sistema tem características completamente distintas do tradicional. “O princípio básico é de que nós teríamos de montar uma operação separada, tendo como foco a velocidade. A operação na internet é muito rápida. O varejo, por si só, é muito dinâmico, só que a logística tradicional é muito diferente da do varejo de e-commerce
Barros destaca que, até então, o centro de distribuição estava voltado para abastecer as lojas, que são pontos fixos. "Toda a ineficiência logística que pode haver por trás, como entregar ou não