America
Primeiro período
Curso de Administração
Capitulo 3: Ponto de partida da visão sistêmica
Comportamento Organizacional
Professor: William
Capítulo 3: Ponto de partida da visão sistêmica
Nome: Mônica Marilia Alves Soares
RA: 12998924
Sistema: conceito e hierarquização
O crescimento e o aprofundamento humano permitiu nos uma maior especialização, a especialização trouxe inúmeras vantagens e tambem diminiu as dificuldades da pessoas em se aprofundar em certas áreas.
O momento histórico que precisou muito da especialização foi a segunda Guerra Mundial pois exigiu a formação de equipes interdisciplinares, com especialidades de áreas diversas, para equacionar e solucionar os complexos problemas surgidos.Com esse fato surgiu então a Teoria dos Sistesmas Gerais, formulada e desenvolvida pelo economista kenneth Boulding e pelo Biólogo Ludwig Von Bertalanffly, com o objetivo de sintetizar as idéias comuns a várias disciplinas.
Coube a Kenneth Boulding agrupar e hierarquizar os sistemas segundo a complexidade de que se revestem, sugeriu ele oito níveis. São eles sistemas estáticos, sistemas dinâmicos simples, sistemas cibernéticos simples, sistema aberto, a vida vegetal, reino animal, o ser humano, organização social.
Componentes e características de um sistema
Os sistemas abertos apresenta os seguintes elementos: 1. Insumos(entradas) é a energia importada para o funcionamento do sistema. 2. Processamentos, transforma o que lhe chega em algo que se deseja. 3. Exsumos(produtos) os insumos após serem processados viram produtos. 4. Entropia, é a tendência que os organimos tem no sentido de desagregação. 5. Homeostase,é o oposto de entropia. 6. Retroalimentação(feedback) é a capacidade de um sistema reajustar sua conduta em função do desempenho já ocorrido. 7. Decomposição do sistema em subsistema, os elementos constituintes sistema podem considerar-se como subsistemas, cujos