America Andina
A América Andina é formada por um conjunto de seis países, localizados ao norte-sul no continente sul-americano, cujos territórios são atravessados pela Cordilheira dos Andes (maior cadeia de montanhas da América do Sul): Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela
Relevo
A extensão territorial destes países é de, aproximadamente, 5,5 milhões de km2, dos quais merecem destaque a presença da Cordilheira dos Andes que se estende no sentido norte-sul, localizada na região oeste do continente sul-americano e o Deserto de Atacama, localizado na costa oeste de Chile e Peru. O relevo desta região pode ser descrito de forma resumida da seguinte forma:
- Cordilheira dos Andes
É uma cadeia montanhosa que teve sua formação geológica no período Terciário. É dotada de vulcões e está submetida a terremotos, vai desde o Mar das Antilhas até a terra do Fogo, atingindo aproximadamente 8.000 Km2.
- Planícies Litorâneas do Pacífico
A Cordilheira dos Andes interrompem a Planície Litorânea do Pacífico, que são estreitas e úmidas ao norte do Chile, e árida no litoral do Peru, que são porções formadas pelos desertos de Atacama e de Sechura.
A América Andina pode ser subdividida em três partes:
Andes Setentrionais: abrangem regiões da Venezuela, Colômbia, Equador e Peru (norte).
Andes Centrais: compreende regiões do Peru, Bolívia e Chile (norte).
Andes Meridionais: envolvem as regiões centrais e meridionais do Chile.
Clima e Hidrografia
O clima na América Andina varia de acordo com a localização geográfica da região. Os principais são: Equatorial (Venezuela, Colômbia e Equador); Clima de Montanha (nas áreas de altitudes médias e altas da Cordilheira dos Andes); Desértico no Deserto de Atacama (sul do Peru e Norte do Chile); Tropical (Bolívia e Colômbia) e Temperado e Mediterrâneo (sul do Chile).
Os rios mais importantes desta região são: Rio Orenoco na Venezuela e o Rio Amazônas que nasce no sul do Perú, na Cordilheira