América andina e américa platina
A América Andina é constituída pelos países da América do Sul atravessados pela Cordilheira dos Andes.
São eles: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. Em conjunto esses países ocupam aproximadamente 5,4 milhões de quilômetros quadrados e a população dos países andinos é superior a 134 milhões de habitantes.
Chile
Com uma área de 756.945 quilômetros quadrados, o Chile abriga 16.970.265 habitantes.
A população chilena é majoritariamente branca e mestiça, de origem espanhola e indígena, embora a ancestralidade espanhola predomine na maioria da população.
O idioma oficial do Chile é o espanhol, mas se surpreende, pois é muito diferente ao da Espanha e de outros países que falam espanhol. O espanhol do Chile também é conhecido como castelhano.
Em sua religião 70 % da população são de católicos romanos e 15,1% evangélicos.
O clima chileno possui pelo menos, sete subtipos climáticos no norte o clima é deserto semi-árido que caracteriza o deserto de Atacama e a costa norte, em seguida, encontramos o clima mediterrânico no centro de Chile, o clima de tundra alpine para o leste e sudeste, o clima oceânico do sul, o clima úmido e subtropical da ilha de Páscoa. O Chile é rico em florestas e pastagens e possui uma cadeia de vulcões e lagos. O deserto do norte chileno contém uma grande riqueza mineral, principalmente de cobre. A área relativamente pequena central domina o país em termos de população e de recursos agrícolas.
O Chile desenvolve uma economia com fortes relações com o comércio exterior, baseia-se nos cultivos de trigo, uva, aveia, cevada, milho, girassol, alho, beterraba, etc. O país também possui criações de bovinos, ovinos, aves e suínos, além da pesca, que é uma importante fonte de renda para parte da população.
O solo chileno é extremamente rico em recursos minerais, com destaque para as reservas de cobre, o país é o maior produtor e exportador mundial. Os pólos