America latina
América Latina:
Um conjunto de realidades distintas
Como retrata as fotos acima, é grande a diversidade étnica e cultural da América Latina- porção do continente americano que se estende do Rio Grande do Norte até a ilha da Terra do Fogo. Um conjunto de realidades muito variadas, que reúne países industrializados e países exportadores de matérias-primas minerais e agrícolas. Porem, esse conjunto de nações compartilha uma herança cultural e alguns problemas que o distinguem dentro do mundo globalizado.
O conceito da América Latina
O conceito de América Latina surgiu com o propósito de diferenciar essa parte do continente americano da América Anglo-Saxônica, formada por Estados Unidos e Canadá. A América Latina é uma porção subdesenvolvida ou pobre, já a América Anglo-Saxônica é uma porção desenvolvida ou seja rica.
America Latina e seus conjuntos menores como mostra o mapa:
América Latina: Predomina os idiomas Espanhol e Português e a religião Católica, ocupa porção da América do Norte (México), Caribe, América Central e América do sul.
América Hispânica: Compreende os países da língua Espanhola. O Caribe é constituído por diversas ilhas no Oceano Atlântico.
América Ibérica: Localizada por povos oriundos da península Ibérica- Espanha e Portugal, com exceção das Guianas e de algumas ilhas do mar do Caribe.
A ocupação europeia e as influências dos Estados Unidos
O espaço latino-americano foi habitado durante muito tempo por povos indígenas como os maias, astecas e incas, que se desenvolveram importantes civilizações e utilizavam recursos naturais para garantir a sua sobrevivência.
Passaram a desenvolver atividades econômicas cujo objetivo principal era explorar os produtos que tinham um bom preço no mercado europeu.
Uma região subdesenvolvida
* Enormes desigualdades sociais: Uma minoria mora bem e a maioria sobrevive em péssimas condições. * Grandes desigualdades de renda e de oportunidades: Poucos recebem altos salários, a