Ciencias contabeis
“CONCEITO, OBJETO E OBJETIVO DA CONTABILIDADE”.
Conceito
Acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas É a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros, técnicas e procedimentos próprios.
Objeto
O objeto da Contabilidade é o patrimônio das entidades. Patrimônio administrável e em constante alteração.
Objeto e objetivo da contabilidade
É o de permitir, a cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas. Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a importância da demonstração contábil.
Escrituração contábil
A escrituração deverá abranger todas as operações do contribuinte, os resultados apurados em suas atividades no território nacional, bem como os lucros, rendimentos e ganhos de capital auferido no exterior (Lei 2.354/54, art. 2, e Lei 9.249/95, art. 25).
A CONTÁBILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL – A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS E PARA O GESTOR. (DISCORRER SOBRE A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DA GESTÃO EMPRESARIAL)
A contabilidade na gestão empresarial
É uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A importância da contabilidade para