Ameio ambiente
O artigo intitulado “Genetic Structure and Mating System of Manilkara huberi (Ducke) A. Chev., a Heavily Logged Amazonian Timber Species." fez parte da tese de doutorado da pesquisadora e tem como co-autores: Milton Kanashiro (Embrapa Amazônia Oriental), Ana Yamaguishi Ciampi e Dario Grattapaglia (também da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
O artigo foi elaborado sob a orientação dos pesquisadores Ana Ciampi e Dario Grattapaglia com base nos estudos desenvolvidos pela Embrapa sobre a estrutura e dinâmica genética de maçaranduba (Manilkara huberi (Ducke) Chev. Sapotaceae), uma espécie arbórea amazônica intensamente explorada devido à alta densidade e resistência de sua madeira.
Esses estudos, coordenados pela Embrapa Amazônia Oriental, têm como objetivo gerar informações biológicas para garantir a sustentabilidade produtiva da floresta Amazônica e fazem parte do Projeto Dendrogene (Conservação Genética em Florestas Manejadas na Amazônia), coordenado pela Embrapa Amazônia Oriental desde o ano 2000 com vistas ao manejo florestal, tendo em vista a exploração sustentável das árvores amazônicas.
O projeto Dendrogene se baseia no conhecimento genético-molecular das espécies vegetais, que é findamental para a conservação e o uso sustentável das florestas tropicais da Amazônia. O projeto é financiado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Governo Britânico (DFID) e além da Embrapa Amazônia Oriental e da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, conta também com a parceria do IBAMA, universidades e empresas madeireiras.
Conhecer para conservar
A Embrapa Recursos Genéticos e