Destilaçap do petroleo
1386 palavras
6 páginas
A refinação do petróleo O petróleo assim que é retirado do solo, quase não tem nenhuma utilização, mas depois de passar por diversos tratamentos químicos e físicos, torna-se de grande utilidade, como combustíveis – gasolina, óleo diesel, gás de cozinha, querosene; lubrificantes – óleos e graxas; matéria-prima – de anti-sépticos, fertilizantes, detergentes, ceras, uma série de produtos como o plástico.
[pic]
Refinaria de petróleo
Destilação Primária
Após eliminar as impurezas sólidas e a água, o petróleo passa pela sua primeira refinação, denominada destilação primária ou atmosférica.
[pic]
Alquilação
A alquilação é a reação de um isoalcano, ou seja, um alcano com um grupo metil no segundo átomo de C com um alceno (olefina) na presença de catalisadores. O processo forma uma gasolina com alta octanagem.
Craking (craqueamento)
A fração gasolina obtida no fracionamento do petróleo é a fração de maior consumo, pois a porcentagem de gasolina no petróleo pode ir variando com a procedência do mesmo, chegando a 10%.
A gasolina tem maior rendimento no petróleo, através do processo de Cracking do petróleo, que se resume no aquecimento entre 450°C e 700°C das frações que são menos voláteis que a gasolina. Estas frações possuem hidrocarbonetos com uma cadeia carbônica maior, e durante o processo ocorre pirólise (decomposição térmica), formando hidrocarbonetos cadeias carbônicas menores, que constituem a gasolina. No cranking, os catalisadores especiais aumentam a velocidade do processo.
O processo de craqueamento é bem complexo, originando assim uma mistura de produtos.
[pic]
À mistura gasosa é rica em alquenos e recebe o nome de gás do crancking.
Destilação seca de hulha
A destilação seca da hulha é feita através do aquecimento da mesma a 1000°C em retortas de ferro, ao abrigo de ar.
São obtidas as seguintes frações:
a) Fração gasosa – Gás de rua ou gás combustível de iluminação. b) Fração líquida – Água