Joaquim tenreiro
Curso : Design de Interiores
Disciplina : Pioneiros do Design Moderno
Professor : Marcos
Alunos : Flávio Gonçalves e Marcelle Ribeiro de Matos
JOAQUIM TENREIRO – O Mestre da Madeira
Joaquim Albuquerque Tenreiro (Melo, Gouveia, 1906 — Itapira, 1992)
“Sempre fui muito inquieto. O que fiz foi reformular as dimensões dos móveis usados no Brasil, porque eles eram muito desconfortáveis. Defendi o artesanato com ardor, contra a industrialização que aviltava os móveis”.
Sumário
Apresentação ____________________________________________ página 3
Início da carreira de Joaquim Tenreiro _________________________ página 4
Apresentação do mobiliário__________________________________ página 6
Contribuição para as Artes plásticas e Pintura____________________ página 10
Bibliografia_______________________________________________p
ágina 14
Apresentação
Neste trabalho abordamos um pouco da vida e das obras de Joaquim Tenreiro escultor, pintor, gravador e desenhista considerado o mestre da madeira.
Numa trajetória iniciada em fins dos anos 20 e que se prolongaria por mais de seis décadas, Joaquim Tenreiro tornou-se nacional e internacionalmente conhecido como o primeiro designer de móveis do Brasil.
Joaquim Tenreiro nasceu no ano de 1906 em Melo (Portugal) e faleceu em Itapira (SP) em 1992. Tenreiro trazido pelos pais ao Brasil, viveu aqui em dois períodos, dos 3 aos 7 anos e, depois, dos 19 aos 20 anos. Mais tarde, já casado, decidiu emigrar de vez para o Rio de Janeiro, onde a princípio ganhou a vida como carpinteiro.
Em 1929 matriculou-se num curso de desenho mantido pelo Liceu Literário Português e, dois anos mais tarde, seria dos membros mais ativos do Núcleo Bernardelli.
Enquanto aprimorava suas aptidões artísticas, Tenreiro ia adquirindo boa reputação como designer, trabalhando de 1933 a 1943 em firmas como a Laubisch & Hirth, a Leandro Martins ou a Francisco Gomes, especializadas em fornecer móveis