O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLÍTICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE_SUS.

1311 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇOS SOCIAL

GLACY GLAEB DAMASCENO CAVALCANTE

Arapiraca
2013

GLACY GLAEB DAMASCENO CAVALCANTE

TRABALHO APRESENTADO
COM REQUISITO DE AVALIAÇÃO
NAS DISCIPLINAS
DIREITO E LEGISLAÇÃO SOCIAL
METODOLOGIADE PESQUISA
POLÍTICAS SOCIAIS II
POLÍTICA PÚBLICAS DE FAMÍLIA.

Arapiraca
2012
O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E O IMPACTO NA POLÍTICA DE SAÚDE FRENTE AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE_SUS.

PARA QUE AS AÇÕES AOS IDOSOS SEJAM ADEQUADAMENTE DE-SENVOLVIDAS AS AUTORIDADES PRECISAM CONHECER O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO PARA REALIZAÇÃO DO PLA-NEJAMENTO DOS MUNICÍPIOS E CRIAÇÃO DA REDE DE PROMO-ÇÃO, PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS.
POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS SÃO AQUELAS QUE VÃO CONTRIBUIR PARA QUE O CIDADÃO POSSA TER COM DIGNIDADE MORADIA, ALIMENTAÇÃO, HABITAÇÃO, EDUCAÇÃO, LAZER, SER-VIÇOS DE SAÚDE, MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL E CULTURA. ESTÁ CLARO NA CONSTITUIÇÃO QUE SAÚDE NÃO ESTÁ LIGADA E RE-LACIONADA À AUSÊNCIA DA DOENÇA. É ETERMINADA COMO VI-VEMOS, O ACESSO NOSSO DOS BENS E CONSUMO, LIGAÇÃO COM INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO, SANEAMENTO, O PRÓPRIO ES-TADO DE VIDA, NOSSOS HÁBITOS, A MANEIRA DE COMO VIVE-MOS, AS NOSSAS ESCOLHAS. SIGNIFICANDO ASSIM QUE A SAÚDE É DETERMINADA SOCIALMENTE.
NOS ÚLTIMOS ANOS TEMOS OBSERVDO UM CRESCIMENTO ESTI-MÁVEL RELACIONADO ÀS ESTRATÉGIAS ‘’SAÚDE DA FAMÍLIA’’, ESSAS O SUS AMPLIOU RESULTANDO EM CONSIDERÁVEL A COBERTURA DA POPULAÇÃO IDOSA, NO GERAL EM ABRIL DE 2012 O CADASTRAMENTO DA ESTRATÉGIA ‘’SAÚDE DA FAMÍLIA’’ REGISTROU 11.149.189 PESSOAS IDOSAS ESTIMADO EM CONSI-DERAÇÃO A DEZEMBRO DE 2003, POIS ESSE NÚMERO PASSAVA POUCO MAIS DE 5 MILHÕES.
O FENÔMENO DO ENVELHECIMENTO POPULACIONAL É MUNDI-AL. NO NOSSO BRASIL ESSA PROPORÇÃO DE

Relacionados