maquinas simples
Em nosso dia-a-dia, dependemos de máquinas simples e até maquinas mais complexas.
As máquinas simples são aquelas que modificam e transmitem a ação para realizar algum movimento, exemplo martelo, abridor de latas, tesoura, pinça etc.
Há muito tempo atrás pessoas tinham que levantar sacos, pedras e outras coisas mais pesadas, contudo poucas pessoas conseguiam realizar esse trabalho, por causa do peso, até que um homem chamado Arquimedes (287-212 a.c) encontrou um método para resolver esses problemas, ele descobriu as alavancas. Uma alavanca é nada mais que uma barra rígida que pode levantar em torno de um ponto de apoio. Com a alavanca você pode levantar um saco com peso de 120 kg, fazendo uma força equivalente a que faria para levantar um saco de 20 kg?. É simples! É só a distância entre o ponto da barra rígida em que você aplica a força e o ponto de apoio ser seis vezes maior do que a distância da massa até o ponto de apoio.
Vamos denominar:
$ Força resistente- é a força que queremos equilibrar.
$ Força potente- é a força que sustentará a resistência.
Há tipos de alavancas:
$ Interfixas- São aquelas em que o ponto de apoio fixo está situado entre a força pontente e a força resistente. Ex: Balança, martelo e uma gangorra.
$ Inter-resistentes- são aquelas em que a força resistente está situado entre o ponto de apoio e a força potente. Ex: abridor de garrafa e carro de mão.
$ Interpotentes- São aquelas em que a força potente está situado entre o ponto de apoio e a força resistente. Ex: Vassoura, grampeador e cortador de unhas.
Roldanas e polias
Nas academias há aparelhos de musculação são cheios de discos rígidos em tornos das quais há um fio, em que estão presas as cargas. Esses discos são chamados polias ou rodanas.
Existe também um rodana fixa que facilita a realização de