Amea A De Novos Entrantes
Só para entrar no mercado a organização precisa de pelo menos US$ 350 milhões, é preciso grande diferenciação de produtos, as marcas já existentes no mercado, que também podem ser uma barreira. Assim, são grandes as barreiras de entrada para novos entrantes no setor farmacêutico.
A maioria das empresas entram no mercado querendo obter uma parcela do setor. Porém encontram-se muitas vezes dificuldades para inserção dessas empresas, chamadas estas de barreiras de entradas, dificultando a sua fixação no mercado. Se o concorrente fixar-se pode acontecer de que algumas empresas percam uma parte de sua rentabilidade. Mas com a ajuda de barreiras a dificuldade será grande para o concorrente conquistar uma grande parte dos clientes, se ainda assim conseguir, poderá ficar apenas com uma pequena parte, e deste modo pensará bastante antes de entrar no novo mercado.
Alguma dessas barreiras são: a existência de economias de escala nas empresas já instaladas, onde essas empresas conseguem diminuir seus custos unitários de forma relevante, com base em elevadas produções e sinergias funcionais, e assim desanima os novos concorrentes, forçando-os a competir com uma produção em larga escala que se arrisca a uma forte reação das empresas existentes, ou podem começar com uma escala menor e aceitar, em um primeiro momento, desvantagem no custo. Ambas as condições geram menor lucratividade para